UMA ALIANÇA GLOBAL ESTANDO COM OS GUARDIÕES DA FLORESTA

SUBSÍDIOS DE RESPOSTA RÁPIDA PARA PREVENÇÃO E CUIDADOS URGENTES, SUPRIMENTOS MÉDICOS E ALIMENTARES, COMUNICAÇÕES DE EMERGÊNCIA E EVACUAÇÃO, PROTEÇÃO E SEGURANÇA PARA GUARDIÕES FLORESTAIS, SOBERANIA ALIMENTAR E RESILIÊNCIA COMUNITÁRIA

100% DAS DOAÇÕES INDIVIDUAIS VÃO DIRETAMENTE PARA INDÍGENAS

E COMUNIDADES FLORESTAIS DE FRENTE PARA COVID-19 NA AMAZÔNIA

COVID-19 NA AMAZÔNIA

A COVID-19 ESTÁ SE ESPALHANDO RAPIDAMENTE PELA BACIA AMAZÔNICA, AMEAÇANDO A VIDA E O FUTURO DOS POVOS INDÍGENAS E DAS COMUNIDADES FLORESTAIS TRADICIONAIS, OS GUARDIÕES DA FLORESTA.

As comunidades amazônicas enfrentam várias ameaças à medida que a pandemia se espalha pela floresta, incluindo aumento da violência, altos níveis de mortalidade, falta de acesso a equipamentos de saúde e proteção, escassez de alimentos, falta de renda, e catástrofes ambientais, incluindo aumento do desmatamento, derramamento de óleo incêndios e inundações.

Por mais de 500 anos, os povos indígenas da Amazônia e das Américas vem enfrentandoinvasões e perda de seus territórios ancestrais, discriminação étnica e socioeconômica e a constante ameaça de extermínio físico e cultural, resultando em deslocamento, doenças e genocídio.

Agora, os povos indígenas – principalmente os mais velhos, os guardiões sabedoria e aqueles que vivem em isolamento voluntário – estão gravemente em risco com a propagação da pandemia COVID-19. Comunidades tradicionais da floresta estão sofrendo ameaças semelhantes, incluindo comunidades ribeirinhas, quilombolas, seringueiros e outras populações que defendem a floresta com suas vidas.

UM CÍRCULO DE SOLIDARIEDADE GLOBAL

O Fundo de Emergência da Amazônia (AEF) é uma coalizão recém-formada de mais de 30 federações indígenas amazônicas e organizações não-governamentais que trabalham em parceria para fornecer ajuda humanitária às comunidades afetadas pelo novo coronavírus na bacia amazônica.

Trabalhamos combinando recursos e colaborando para direcionar doações de resposta rápida aos povos indígenas e das florestas e organizações de base na Amazônia que convocaram a comunidade global para mostrar nossa solidariedade durante esta emergência.

“Estamos à beira de um genocídio pela falta de atenção dos governos e dos serviços nacionais de saúde. Obrigado, irmãos e irmãs de todo o planeta, por apoiarem este Fundo de Emergência da Amazônia."
GREGORIO MIRABAL
GENERAL COORDINATOR, COICA
Nunca houve tanta urgência em apoiar as comunidades indígenas em toda a Amazônia. Os povos indígenas estão lutando para se proteger da COVID-19 enquanto continuam a proteger as florestas tropicais, que o mundo tanto precisa para combater os piores impactos da crise climática. Agora é a hora de todos, indivíduos e organizações, se unirem para apoiar os povos indígenas que são absolutamente essenciais para a proteção da floresta tropical e cujas vidas e culturas estão em risco."
SUZANNE PELLETIER
EXECUTIVE DIRECTOR, RAINFOREST FOUNDATION US
O Fundo de Emergência da Amazônia ajuda a trazer os recursos necessários para os povos indígenas em toda a Amazônia. Em muitas de nossas comunidades não há alimentos, remédios e equipamentos de proteção individual adequados. O fundo está tendo um impacto significativo no atendimento dessas necessidades.”
MICHAEL MCGARRELL
POLICY OFFICER, AMERINDIAN PEOPLE'S ASSOCIATION (APA)

O FUNDO DE EMERGÊNCIA DA AMAZON ESTÁ AJUDANDO A TRAZER OS SEGUINTES RECURSOS E SERVIÇOS PARA OS POVOS DA FLORESTA:

COMUNICAÇÕES DE EMERGÊNCIA E EVACUAÇÃO

PROTEÇÃO E SEGURANÇA PARA OS GUARDIÕES DA FLORESTA

ALIMENTOS E SUPRIMENTOS MÉDICOS

PREVENÇÃO E CUIDADOS URGENTES DO COVID-19

SOBERANIA ALIMENTAR E RESILIÊNCIA COMUNITÁRIA

FUNDOS DESEMBOLSADOS ÀS COMUNIDADES
$ 0

NOSSO IMPACTO

Desde maio de 2020, a AEF apoia a distribuição de recursos e serviços de emergência para aproximadamente 54.350 pessoas em 9 países da Amazônia. Para saber mais sobre a estratégia e os impactos da AEF, leia nossa última visão geral do programa (ENG/ESP/POR). 

BRAZIL

COIAB - Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira

COLOMBIA

OPIAC - Organización Nacional de los Pueblos Indigenas de la Amazonia Colombiana

PERU

AIDSESEP - Asociación Interétnica de Desarrollo de la Selva Peruana

GUYANA

APA - Asociación de Pueblos Amerindios de Guyana

BOLIVIA

CIDOB - Confederación de Pueblos Indígenas del Oriente Boliviano

VENEZUELA

ORPIA - Organización Regional de los Pueblos Indígenas del estado Amazonas

SURINAME

OIS - Organización de los Pueblos Indígenas de Suriname

FRENCH GUIANA

ECUADOR

CONFENIAE - Confederación de las Nacionalidades Indigenas de la Amazonia Ecuatoriana

CONTATE-NOS